A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou na terça-feira, 16, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 campus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país – entre eles, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A Instituição ganha três novos polos de ensino, situados nos municípios de Campos Belos, Posse e Trindade.
Até 2012, serão implementados 20 campus universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, prefeitos assinarão termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. Pelas previsões, que todas as unidades estarão em funcionamento nos próximos três anos.
Goiás está contemplado com cinco campi ao todo. Além dos três polos de ensino do IF Goiano, o Instituto Federal de Goiás (IFG) ganha unidades em Valparaíso de Goiás e Novo Gama. Às 120 novas escolas de educação profissional se somam 88 que estão em construção, com término previsto para o fim de 2012. Ao final de 2014, portanto, o país terá ganho 208 unidades de educação profissional.
Fonte: Portal MEC – Adaptada